quarta-feira, dezembro 29, 2004

Venha 2005...

Ando aqui, há semanas, ansiosa por trocar umas linhas... toca a pensar naquilo que por aí anda mal e deixa "correr a tinta"... :) bons planos, não?
Foi tal o bloqueio que cheguei a pensar que esta sociedade, a máquina em que vivemos, devia ter a engrenagem de tal forma bel oleada que afinal tudo corria bem melhor do que eu supunha e nada havia de "menos bom" a comentar....
Mas não, há e muito! Vemo-lo em todas as frentes de combate, ao cruzar da esquina da rua que me leva ao trabalho, todas as manhãs...na política, na economia, na saúde, nas finanças... no ensino, nas relações inter-pessoais.... mas que raio.... como se dissemina com tal engenho?!
Quanto mais penso nisso, mais se apodera de mim a sensação de impotência e frustração ( já estou devidamente medicada para isso :) ) por tanto que vemos acontecer, mesmo ao nosso lado...E podia agora - agorinha - enumerar já um número considerável de pessoas e situações que tornam tudo isso mais suportável, mas aí teria que ser criado o blog do "anti-corta na casaca, dos sentimentos de deixar o ranho pelo joelho e afins" para se poder, de alguma forma, apontar virtudes....
Aqui, meus caros, bem podemos encher o blog de maledicência.... há pouco a apontar de bom ou em ascensão.... está um caos este país... os nossos políticos tiraram o curso por correspondência.... sofre-se neste país ( e noutros pelos vistos... a epidemia é silenciosa mas muito eficaz.... ) do sindrome do poleiro.... qualquer cidadão que neste país atinja um cargo cimeiro em áreas de evidência, depois de lá estar, dá-se-lhes um ar de graça...tomam o peso ao poleiro e esquecem tudo que haviam prometido até então.... é fantástico e incurável, até prova em contrário....
Estou desanimada, pouco feliz pelo que vejo e sinto passar-se à minha volta...E agora, a poucos dias do final de um ano que foi tudo menos bom, espero com ansiedade que venha o próximo... não que as coisas se possam mudar de repente, apenas porque o ano muda no calendário... mas... vá lá.... deixem-me lá render-me a este efémera felicidade.... enquanto espero o ano que vem, não sinto o peso deste ;)
Venha 2005! Venha um fogo novo! Venham connosco os que amamos e aqueles para quem a nossa existência é realmente um acontecimento.... venham aqueles que enchem a nossa vida de magia.... os bálsamos da nossa alma :))))))))))))))

Um 2005 fantástico para todos vós! Vemo-nos por aqui... no ano que vem ;)

terça-feira, dezembro 28, 2004

Eis a razão

É uma razão póstuma. À qual não reconheceram validade há 27 anos atrás, mas que hoje é mias real do que nunca. Otelo Saraiva de Carvalho, entre outros, repudiou-a assim: «Impensável a possibilidade de uma novela-Tide desviar a atenção do povo, embalando-o e adormecendo-o, desviando-o do seu quotidiano de exploração e opressão» (acerca da telenovela "Gabriela"). O tempo e todas as outras "Gabrielas", provaram que estava errado. O Povo não quer Educação, Cultura ou Política. Quer a "Maria", quer a "Quinta das Celebridades", quer beijinhos, abraços e atestados de idiotice passados por Portas, Santana, Barroso, Sócrates ...

segunda-feira, dezembro 27, 2004

Pisar calos

Não me levem a mal, eu não gosto de pisar calos nem desgosto do Pinto da Costa. E para além da caridade, sei também que promove a escolaridade mínima dos seus jogadores mais jovens e está sempre a par dos seus resultados. Mas o facto do português não ser ponderado ou imparcial parece-me - neste e só neste caso - conveniente, pois não resta margem de dúvida quanto à cor do coração de Pinto da Costa e, se alguma vez se candidatasse a alguma presidência da Câmara, seria certamente à do Porto.
Os portugueses estão já habituados a verem personalidades no poder com o rabo preso, literalmente, à justiça. O crescendo de processos não parou no "apito dourado" e se prescrevem processos é porque os mesmos crimes que os sustentam são actos continuados.
Isto não se prende com Pinto da Costa, Rui Rio ou Luís Filipe Menezes, prende-se com todos aqueles que fazem da Ideia de Politica uma Ideia suja, tão longe de verdadeiramente servir os seus propósitos, tão longe de servir o povo para o bem do povo, prende-se com todos aqueles que usam a Politica como meio de promoção e enriquecimento pessoal.
Não precisamos esgravatar nas Câmaras ou no Ministério de Justiça para encontrar situações do género, encobertas ou camufladas. As Juntas de Freguesia são amiúde apresentadas nos
Sindicatos como exemplos de despotismo, onde os seus presidentes e demais responsáveis institucionalizam a cultura do medo junto dos trabalhadores
em plena luz do dia.
Não é um homem que faz a diferença, são vários. E se a união faz a força e está historicamente provado que isto não é um mero adágio popular, por que razão não nos unimos?


Quem não tem pecados

Pessoalmente, não me parece que Pinto da Costa, se candidate a presidente da Câmara do Porto. Digam o que disserem, pensem o que quiserem, Pinto da Costa é uma pessoa muito inteligente, e como tal, sabe que o português típico não sabe ser ponderado nem imparcial, ou seja, muitos eleitores votariam no seu concorrente, só porque Pinto da Costa, é ou foi presidente de determinado clube.
Quanto às suas qualidades como cidadão honesto e cumpridor da lei, são para mim menos questionáveis que as de qualquer outro político: Luís Filipe Meneses usou dinheiros públicos para viajar para o Brasil com a família - este processo prescreveu;
Rui Rio tentou usar da sua influência como vice-presidente do PSD, durante o governo Barroso, para provocar a demissão da direcção do Jornal de Notícias, porque o seu trabalho, ou ausência dos seus resultados, à frente da Câmara do Porto não merece reparos, nem referências no jornal mencionado - uma miscelânea de despotismo, censura e falta de fair-play. O seu gosto por "caneladas", é também sobejamente conhecido - fala muito de assuntos não relacionados com a sua responsabilidade.
Quanto à corrupção e tráfico de influências, se as há parece-me que os responsáveis por tal, serão os funcionários do Ministério da Justiça, que mais não sabem do que exigir aumentos salariais e dos períodos de férias.
Para terminar, Pinto da Costa, por muitos defeitos que tenha, já ajudou várias pessoas necessitadas e instituições de caridade. Que me lembre, nenhum político alguma vez o fez - só o Isaltino Morais que ajudou aquele sobrinho taxista na Suiça ...

Penso eu de que...

Pois é, Luis Filipe Menezes vai ser o cabeça de lista do PSD por Braga nas próximas eleições legislativas, ou como se diz, irá ver Braga por um canudo. O que significa que aumentam as hipóteses de Pinto da Costa surgir como candidato pelo Porto. Pelos vistos, dirigir um clube desportivo é similar à regência de uma autarquia, o que nada me espanta. As semelhanças são óbvias: caneladas, despotismo, corrupção, tráfico de influências e muito (un)fairplay. As diferenças ficam-se pelo campo de jogo e pouco mais: um é de relva, outro de alcatifa ou parquet.

sexta-feira, dezembro 24, 2004

Ai o Natal...

Tá mal o consumismo, tá mal os shoppings a abarrotar de gente quando anda aí a crise, tá mal as prendas serem melhores quando são mais caras, tá mal os meninos pobres não receberem nada, tá mal o país, tá mal só se falar que o país tá mal, tá tudo mal, mal, mal.
Mas... podemos reagir de duas maneiras: a tradicional portuguesa, ficando tristes, melancólicos, ou outra qualquer (porque são todas melhores!).
Vai daí, Bom Natal e Bom Ano!
Um sorriso nessa cara, caragu!

sexta-feira, dezembro 17, 2004

O sol brilha vespertino no céu azul e...

...e um gajo cospe para o chão enquanto estou na paragem do autocarro. É de manhã, o ar está frio e limpo, sinto-me optimista, respiro fundo e levo com tabaco pelo pulmão abaixo. Mas em frente passa um autocarro a hidrogénio. Quem disse que a máquina não é melhor que o homem? Era lindo ver um velho forçar o catarro, lançar um gosma verde/castanha para o chão, puxar uma passa do seu pesticida favorito e depois... lançar água para a atmosfera - como os autocarros!
É claro que depois o velho deitava a pica pró chão. Sim, porque picas de cigarro não são lixo, são... biode(SA)gradáveis.

domingo, dezembro 12, 2004

Novo emprego, mesmo ofício

Na linha da Odete Santos, que trocou a Assembleia da República pelo teatro de revista, Santana Lopes e o Paulinho das Feiras, já têm contrato assinado com o Circo Cardinali. Espectáculo circence que preze, precisa de dois bons palhaços como eles.

sábado, dezembro 11, 2004

Ainda a Palestina

Ainda do que diz respeito à sucessão de Yasser Arafat por Valentim Loureiro, há a destacar a conhecida apetência dos dois para a apropriação ilícita de fundos. E sejamos francos, não há assim tantas diferenças entre Gondomar e a Faixa de Gaza ...

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Como exemplo vivo da competência ...

A Autoridade Palestiniana, ainda não encontrou um sucessor para Yasser Arafat. Deviam considerar a hipótese Valentim Loureiro. Acho que ele ainda tem um tempinho, das 13:45 às 14:00, entre a presidência do Metro do Porto e a da Câmara de Gondomar, ou das 14:15 e às 14:45, entre a presidência da Junta Metropolitana do Porto e a da Liga de Clubes.

jorge dablio arbusto

Ooops! pisei cócó americano!

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Na minha ilha, tu pagas, eu mando

Por favor, alguém diga ao Alberto João Jardim, que o dinheiro que o "contenente" enterra na Madeira, é mais do que suficiente para comprar o seu silêncio - o mínimo que ele pode fazer é ficar calado. É que já não há pachorra para aturar aquele energúmeno.

E já agora, a título de fantasia, podiam iniciar uma operação "Madeira Dourada". Afinal, anda tanta gente preocupada com os crimes de corrupção do Pinto da Costa, que prejudicam meia dúzia de fanáticos, mas não vejo ninguém interessado no financiamento dos clubes da Madeira, feito com dinheiros públicos, que prejudicam TODOS os contribuintes do "contenente".

Retire o ticket e espere a sua vez

Coitadinho do Santana. Ainda não sabe porque razão o PR, decidiu dissolver a Assembleia da República. Ainda vai ter de esperar pela resposta. Há mais de 4 meses que ainda estou à espera, que ele me que me explique, porque decidiu empossar um governo que não foi eleito e não tive nenhuma resposta até agora ...

quarta-feira, dezembro 01, 2004

Tomem que já almoçaram ...

Esta é para os críticos do Guterres: ao menos, esse teve vergonha na cara e demitiu-se ...

I will survive ...

Paulo Portas sofre de uma grave depressão, e ao que se sabe, causada pelo fim da sua carreira como ministro da Defesa. Não é credível que líder do PP, esteja afectado pela angústia do desemprego, e pelas duras provações que terá concerteza que enfrentar nessa condição, mas porque no futuro, verá reduzido o tempo que passará junto de homens fardados.

Falta de cguedibilidade

Quando instado a comentar as declarações de Henrique Chaves, Morais Sarnento acusou o ex-ministro do Desporto de “falta de credibilidade”. Mais tarde, depois de anunciada a decisão do Presidente da República, o agora ex-ministro, foi ainda mais longe ao afirmar que o Presidente tem “falta de credibilidade”. Sobre Pedro Santana Lopes, disse apenas tratar-se do “melhor Primeiro-Ministro desde o 25 de Abril de 1974”.

“Adeus Tristeza, até depois ...”

Pedro Santana Lopes foi despedido! Só espero que consigam contratar o Mourinho para o substituir.

Não chora ...

Santana Lopes pediu “calma e serenidade” após o anúncio do fim do seu (des)governo. Eu perdoo-lhe por ter dito tal parvoíce, quando uma notícia dessas dá é vontade de festejar, de apanhar uma valente bebedeira e sair à rua gritando, saltando e batendo palmas como se não houvesse amanhã.